ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA

ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA

 

ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA nasceu no dia 17 de novembro de 1.946, em Brodowski-SP, à Rua Floriano Peixoto, 936 (sobrado e bar dos pais) e foi batizado na Igreja Matriz de Franca. Fez o curso primário na Escola Tiradentes e depois o Ginasial, em Brodowski. Com apenas 16 anos de idade, trabalhava na Agencia do Correio local, onde exercia praticamente todas as funções, internas e externas (quantas madrugadas, quantas noites, dormindo no banco da velha estação, esperando o trem que teimava em atrasar), vendia apólices de capitalização, trabalhava na limpeza e colocação de cartazes do Cine Santa Amélia, do saudoso Carlos Ignácio Scozzafave,  correspondente dos jornais O DIARIO, de Ribeirão Preto, O ESTADO DE SÃO PAULO, FOLHA DE SÃO PAULO, DIARIO DE SÃO PAULO. Em Brodowski, no ano de 1.984, em parceria com o Sr. Henrique César Marques, editou um jornal local durante 1 ano (JORNAL DE BRODOWSKI). Foi também colunista social do Jornal “TRIBUNA DA IMPRENSA”, de Brodowski-SP.

 Era um esportista razoável, tendo sido goleiro, apesar de seus 1,62m, sendo até campeão Regional pelo C.A.Bandeirante. Depois foi trabalhar em Ribeirão Preto, graças à ajuda de seu cunhado Flávio, no BANCO DE SÃO PAULO S/A, até o ano de 1.972, quando acumulava o trabalho de fotografo, tendo iniciado na casa de seus pais, em um pequeno quarto. Após o falecimento de sua esposa, MARIA ÂNGELA BRAVO ZAPOLLA, com quem havia se casado em 12 de dezembro de 1.971. Acometida por grave doença no mês de março de 1972, foi hospitalizada no HC de Ribeirão Preto, onde permaneceu até o dia 25 de agosto de 1.972, quando veio a falecer, com apenas 22 anos, 2 meses e 2 dias de idade.

 Nesta época, Douglas deixou o banco e passou a trabalhar exclusivamente com reportagens fotográficas e posteriormente no ramo de VIDEO, hoje totalmente digital, trabalha em toda a região.

Em 12 de janeiro de 1.974, na Igreja Matriz de Batatais, com as bênçãos do saudoso Pe. Dejanir de Paula casou-se com MARIA TARCILIA PEREIRA ZAPOLLA, filha de Salvador Pereira dos Santos (falecido em 07 de outubro de 2.014) e Elza Belga (falecida em 21 de março de 2.003)), brodowskiana de nascença e na época residente em Batatais.

Tarcília que entrou em minha vida em um momento difícil e que a transformou totalmente. Quatro meses de namoro e que já são 40 anos de um casamento feliz. Tarcília, esposa exemplar, costureira (vestidos de noivas) e outros, que aprendeu simplesmente com o seu dom natural, que domina também a arte de decoração, trabalhos manuais, domadora sempre preocupada com o semelhante, conselheira, amiga, enfim, uma companheira para todas as horas, e que complementa uma vida.

Douglas e Tarcília não tem filhos, mas conquistaram ao longo destes 34 anos de casamento, 7 afilhados, que consideram como sendo seus filhos : Gisele (casada com Márcio (Guilherme e João Gabriel) e Paola, em Batatais, Tarsis, em Maceió-AL, Lucas, em Ribeirão Preto, Rodrigo, Márcia e Lílian, em Brodowski, Rodrigo, em Alegre-ES e Paulo de Tarso, em Altinópolis.

Reside atualmente em Brodowski-SP, na Rua General Carneiro, 664 A 22 e seu estúdio, DOUGLAS VIDEO FOTO está localizado na Rua General Carneiro, 664. Tarcília  tem os irmãos : Lucila (Luiz) (Filhos: Elaine (Esp: Marcelo, Filha: Júlia e Emanuele), Danilo (Adriana) e Tauana) , Maria de Lourdes (Flávio) (filha) Gisele Esp: Márcio, Filho: Guilherme) , Devanir (Salma) (filha Paola) , Jacira (solteira - falecida em 07 de fevereiro de 2.013) e Adarci (Luiz) (filhos: James (casado com Michele), Diogo (casado com Kiki ) e Michel (casado com Cristiane)

Sempre tiveram animais de estimação. Atualmente (até maio de 2.011) possuem um basset preto, DOUG, que é um verdadeiro campeão de natação, e adora brincar com bolinhas, e pasmem, com limão. Haja limão para o Doug.

Infelizmente, Doug nos deixou no dia 26 de maio de 2.011. Leiam sua história visitando (http://www.luzdebrodowski.com.br/doug2011.html)

Douglas é sócio fundador do LIONS CLUBE DE BRODOWSKI, (http://www.luzdebrodowski.com.br), 09 de fevereiro de 1.977, único fundador ativo nos dias de hoje, onde foi presidente por 3 gestões, e já ocupou todos os cargos de diretoria. Há 38 anos (2014) é o editor do boletim LEÃO DE BRODOWSKI, que em 1982 foi campeão nacional de boletins do Brasil. Em 1982, recebeu o premio COMPANHEIRO MELVIN JONES, a maior honraria de Lions Internacional. Em 25 de novembro de 2.012, recebeu o titulo de COMPANHEIRO MELVIN JONES PROGRESSIVO Atualmente é o tesoureiro da entidade.  Na Governadoria do Distrito L-17 e LC-6, é um grande colaborador, e já exerceu os cargos de Vice Governador, Presidente de Região, Presidente de Divisão, Assessor de Atividades, Editor do Boletim da Governadoria (por 4 anos). É também, desde setembro de 1.985,  membro da LOJA MAÇONICA LUZ DE BRODOWSKI (GOP), (www.luzdebrodowski.com.br), onde foi Venerável no ano 1995/1996, e ocupou vários cargos de administração, entre eles de secretário (cargo que ocupou por 13 anos e tesoureiro, cargo que ocupou por 4 anos. Neste AM 2014/2015 é secretário novamente. (www.luzdebrodowski.com.br/curriculumac.html) Ambos os sites destas entidades foram idealizados e criados por ele.

 Foi também delegado do Grão Mestrado do Grande Oriente Paulista (Confederação Maçônica do Brasil-COMAB) nos anos 1999/2001 (Ir.´. Arnaldo Faria) e 2001/2004 (Ir.´. José Mattos Silva). No ano de 2.000, na administração do Ir.´. Antonio Carlos Furlan,  no centenário da Loja Maçônica Luz de Brodowski, fundada em 01 de março de 1.900, escreveu o livro  “ E A LUZ FOI FEITA ... “, onde buscou toda a trajetória desta loja, fazendo pesquisas em Brodowski, Batatais, Franca, Ribeirão Preto, São Paulo e até Rio de Janeiro.  

Foi fundador da A.P.A.E., Presidente do PROJETO AMANHECER, nos anos de 1.997 e 1998, tendo elaborado o site  (http://projetoamanhecer.vila.bol.com.br)  em 01 de dezembro de 2.000.

Foi diretor da Sociedade Recreativa 22 de Agosto durante alguns anos. É também um grande parceiro do Museu Casa de Portinari, sempre prestando serviços de vídeo e foto.

Como colaborador das entidades locais idealizou  também os sites das seguintes entidades (todos graciosamente) :


  LIONS CLUBE DE BRODOWSKI

  DISTRITO LC-6 - Associação Internacional de Lions Clubes

  BLOG DO DISTRITO LC-6 - Associação Internacional de Lions Clubes

  SITE DO DISTRITO LC-6 - Associação Internacional de Lions Clubes

  LOJA MAÇONICA LUZ DE BRODOWSKI 072

  LOJA MAÇONICA COMPROMISSO DE UNIÃO

  CLUBE ATLÉTICO BANDEIRANTE

  LIONS CLUBE DE BATATAIS - LC-6

  LIONS CLUBE DE ALTINOPOLIS

  LIONS CLUBE DE CRAVINHOS - LC-6

  LOJA MAÇONICA PHYLANTROPIA DE BATATAIS

  LOJA MAÇONICA WASHINGTON LUIZ I - Batatais

  LOJA MAÇONICA IRMÃOS DE SERTÃOZINHO

  LOJA MAÇONICA AMOR E UNIÃO 282 - Batatais

  PROJETO AMANHECER DE BRODOWSKI

  DOUGLAS VIDEO FOTO

  DOUG , uma história de amor inesquecivel

TITULO DE MAÇOM EMÉRITO - 14/12/2012

VEJA O CURRICULUM MAÇONICO


VEJA O CURRICULUM LEONISTICO


Um fato marcante para ele foi quando lá pelos seus 13 ou 14 anos quebrou a perna e lá ia o Sr. José, em Ribeirão Preto, levando o garotão no colo, com a perna toda engessada. Outro foi   uma viagem com a Tarcília  para Alegre-ES, para visitarem o irmão José Carlos e familiares, e os pais foram juntos, acompanhados de um gatinho de estimação, que causava um rebuliço dentro do carro, mas que valeu a pena, e como valeu....

Mas, o que de fato marcou, foi a ajuda decisiva que recebeu de seus pais, na construção de seu estúdio fotográfico, quando saiu do Banco de São Paulo S/A, em Ribeirão Preto, em 1972 e passou a se dedicar exclusivamente à fotografia. A sua consolidação nesta nova profissão se deve realmente a esta ajuda, bem como a do cunhado José Carlos Nori e do sobrinho Marcos Nori,  e isto jamais será esquecido. 

 

Outro fato que será guardado para sempre, como uma demonstração de consideração e de familia, foi quando, logo após o falecimento de nossos saudosos pais, todos os irmaos ( Derlei, José Carlos, Vera Lucia, Isaura Meire e Aurea Beatriz, fizeram um acordo amigavel, dentro dos valores dos dois patrimonios que eles nos legaram (Uma casa na Rua General Carneiro, 664 e um pequeno ponto comercial (Rua General Carneiro, 678, dando todo o tempo que me fosse possivel para quitar ( o que fiz em apenas 2 anos) e que possibilitou manter estes patrimonios, conquistados com o suor e o trabalho de José e Isaura, de posse de membro da familia ZAPOLLA. Um gesto de consideração que jamais iremos esquecer e ao qual procuramos sempre corresponder sempre com a maior honestidade, carinho e respeito. Novamente, o MUITO OBRIGADO especial a todos os meus irmãos e seus conjuges.

 

CLIQUE E VEJA AS FOTOS DESTE CAPÍTULO


contador de visitas tumblr