O CAPÍTULO LUZ DA ORDEM DeMOLAY DE BRODOWSKI
Demolay

      

AMOR FILIAL - REVERENCIA PELAS COISAS SAGRADAS - CORTESIA COMPANHEIRISMO - FIDELIDADE - PUREZA e PATRIOTISMO


Essas são as 7 virtudes cultivadas pelos jovens DeMolays , valores que dignificam a vida. Ver uma reunião DeMolay é voltar a acreditar que, a despeito do que dizem os noticiários, podemos esperar algo do Brasil de amanhã.
Em um Capítulo DeMolay, o jovem conhece um mundo em que pode confiar, abrindo seu coração sem medo, seguro do respeito de seus Irmãos e da compreensão de seus tios Maçons.
"Um homem é tão velho quanto suas dúvidas e tão jovem quanto o seu entusiasmo.", disse Maçom Douglas MacArthur
A história do Capítulo Luz da Ordem DeMolay de Brodowski seguramente começou no dia 01 de março de 1986, quando o jovem HUMBERTO FABBRI, então com 15 anos de idade, filho de Amando Fabbri, neto de Antônio Fabbri, bisneto de Natale Fabbri, fundador da loja em 1900, foi iniciado no Capítulo Estrella D'Oeste, de Ribeirão Preto, sendo um de seus fundadores quando o capítulo, que havia sido fundado em 20 de novembro de 1985, patrocinado pela ARLS Estrela D'Oeste, de Ribeirão Preto-SP., foi instalado em 22 de março de 1986. No ano de 1990 foi Mestre Conselheiro daquele capítulo. Depois de sua iniciação, o jovem Humberto Fabbri foi padrinho naquele capítulo do jovem Marcos Fabbri (seu primo carnal, filho de Ricardo Fabbri e também bisneto de Natale Fabbri) e a parti daí, ambos levaram para serem iniciados naquele capítulo os jovens Eduardo Leoni, Eder Grandi, Leandro Chevechuck, Adriano César Caparelli, Ronaldo Caparelli Fábio Tait, Alexsander Garcia e Reginaldo Adami Janoni. Infelizmente, a fatalidade truncou a vida do jovem Marcos Fabbri, que faleceu em 22 de dezembro de 1990. Hoje em sua homenagem o Capítulo Estrela D'Oeste instituiu o PREMIO MARCOS FABBRI, condecoração para jovens que se destacam, e o capítulo de Brodowski deu seu nome para a biblioteca do Capítulo. Em 1994, iniciou os jovens Márcio Rodrigo Piola, Matheus de Vicente, Daniel de Vicente, Márcio Rufato, Fernando Rufato, Osmani Grande Jr., Denis Diniz, Rony Carreira Grandi e Luciano Lascala. Destes, foram iniciados na ARLS Luz de Brodowski 072, Humberto Fabbri em 10/06/95 e Reginaldo Adami Janoni, em 14/5/97.
No ano de 1994, o jovem Fábio Augusto Batistão, juntamente com André Luiz Pereira Mantovani, foi iniciado no Capítulo Cavaleiros da Nova Era, de Batatais, que havia sido fundado em 28 de novembro de 1991 e instalado em 01 de dezembro de 1991. Depois neste capítulo foram iniciados os jovens Cleber Alexandre Silva Inácio, Matheus Mantoani, Eduardo Adami, Marco Aurélio Magalhães Martini, Leandro Lança, Leandro Carreira, Marcus Felipe Arantes Carvalho, Daniel Márcio da Silva e Ricardo Lobo Seleghim.
Com estas duas sementes lançadas pelos Capítulos Estrella D'Oeste e Cavaleiros da Nova Era, principalmente com o forte empenho deste ultimo capítulo e do sobrinho Fábio Augusto Batistão, a idéia da fundação de um capítulo em Brodowski foi crescendo até que em 3 de novembro de 1994, a A.'.R.'.L.'.S.'. Luz de Brodowski 072, na gestão do Ir.'. Marcus Orlando Arantes Carvalho, fundou o CAPITULO LUZ DA ORDEM DeMOLAY DE BRODOWSKI 248.
Em 16 de setembro de 1995, na gestão do Ir.'. Antônio Douglas Zapolla como V.'.M.'. da Luz de Brodowski, foi instalado oficialmente o Capítulo, em reunião presidida pelo Oficial Executivo para o Estado de São Paulo do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, Luiz Carlos Gonzaga.
O primeiro Mestre Conselheiro eleito foi o DeMolay Fábio Augusto Batistão. Posteriormente, os outros foram : André Luiz Pereira Mantoani, Rony Carreira Grandi, Denis Diniz, Márcio Rogério Pereira, Marco Aurélio Magalhães Martini, Cleber Alexandre da Silva Inácio, Luiz Gustavo Moreira Puerta Tonello, Ricardo Lobo Seleghim e atualmente Gustavo Fernandes Ramos.
O Ir.'. Toshio Furukawa, M.'. M.'. da ARLS Luz de Brodowski 072, em 1998, foi nomeado Oficial Executivo da 1a. Oficialaria (G.'. O.'. P.'. - COMAB ) e no dia 10 de abril de 1999 foi nomeado como Oficial Executivo membro efetivo do Supremo Conselho para o Estado de São Paulo, cujo mandato se encerra em 2002. O Ir.'. André Luiz Serrano Cabral, também da ARLS LUZ DE BRODOWSKI 072, que durante alguns anos foi Delegado Regional é Presidente do Conselho Consultivo e atual consultor. Ambos são os grandes defensores e incentivadores do Capítulo DeMolay.
Em 1997, também foram iniciados no Capítulo, vários jovens da cidade de Jardinópolis. No dia 4 de agosto de 1999, o Capítulo foi reforçado com a fundação do CONVENTO CAVALEIROS DA ESPADA DA SABEDORIA, da Ordem Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay nº 60, de Brodowski, cuja instalação oficial aconteceu no dia 8 de janeiro de 2.000 e feita pelo Convento Sagrados Cavaleiros da Fraternidade, de Barretos-SP., e tem como ilustre Comendador da Cavalaria o jovem DeMolay senior, Adriano César Caparelli, e é composto por 18 membros, sendo presidente do Convento o Ir.'. André Luiz Serrano Cabral, MM da ARLS Luz de Brodowski 072.
Certamente a A.'.R.'.L.'.S.'. LUZ DE BRODOWSKI 072 sente-se feliz e orgulhosa por ter patrocinado um capítulo que ao longo de sua história, vem se firmando como um dos melhores Capítulos DeMolays de nossa região, formado por jovens que enchem de satisfação os maçons e que praticam verdadeiramente as 7 virtudes cardeais da Ordem DeMolay : AMOR FILIAL - REVERENCIA PELAS COISAS SAGRADAS - CORTESIA - COMPANHEIRISMO - FIDELIDADE - PUREZA e PATRIOTISMO.
Além do grande número de apresentações em várias cidades da região, o Capítulo Luz da Ordem DeMolay de Brodowski vem desempenhando um grande papel, náo só na preparação moral e social de seus jovens, como participando ativamente da sociedade local, sendo os seus membros, exemplos de uma juventude sadia e trabalhando sempre em prol das entidades assistenciais de Brodowski, tais como Rotary, APAE, Creche, Asilo, Leo Clube, ajudando a Loja Maçônica em várias promoções, e promovendo também constantes campanhas de pizzas, festa do sorvete outras, cuja renda sempre é destinada para projetos sociais.